O Analytics pode ser compreendido como uma habilidade voltada a utilização de dados captados dentro do empreendimento para tomada de decisões eficientes.
Em um primeiro momento, então, é preciso compreender esses dados.
O Franqueador obtém parte desses dados por meio do software de gestão do negócio.
Ao iniciar uma franquia, o Franqueado, em regra, tem o dever de instalar um software de gestão na sua Franquia para que possa gerir o negócio e fornecer informações importantes ao Franqueador, tais como faturamento (para cálculo da taxa de royalties), número de clientes, dentre outros.
Em alguns casos, é preciso pagar a taxa de manutenção do referido software. Outra forma de obter esses dados é acompanhando sites e redes sociais com ferramentas adequadas.
O Google, por exemplo, é proprieário do Google Analytics, ferramenta voltada exclusivamente para esse propósito.
Por meio do Analytics, por exemplo, é possível conhecer o público alvo da franquia em determinado local. Com isso, pode o Fraqueado dedicar especial atenção a esse público, aumentando o lucro do empreendimento.