Arbitragem: quem pode ser árbitro?

Você sabe quem pode ser árbitro?

O art. 13 da Lei 9.307 é simples e de fácil compreensão. Na arbitragem “pode ser árbitro qualquer pessoa capaz e que tenha a confiança das partes”.

 

Portanto, o árbitro é uma pessoa física (não jurídica) que tenha capacidade.

A capacidade, em Direito Civil, subdivide-se em capacidade de direito e capacidade de fato. A primeira é, para grande maioria da doutrina, sinônimo de personalidade jurídica, ao passo que a segunda é o capacidade para exercer, por si só, os atos da vida civil.

A capacidade de direito é elemento integrante de toda e qualquer pessoa. Isso porque a personalidade jurídica tem início a partir do nascimento com vida (art. 2ª do Código Civil).

Quanto à capacidade de fato, presume-se que, a partir dos 18 anos, o indivíduo é dotado de plena capacidade. Caso não possua, é necessário afastar essa presunção por meio da ação de interdição (ação específica voltada a esse propósito).

Não obstante a referida presunção, grande parte dos regulamentos das câmaras de arbitragem exige que o árbitro tenha mais de 21 anos, passando, portanto, a ser um requisito necessário na prática.

O último requisito previsto no art. 13 da lei 9.307 é que seja o árbitro de confiança das partes. A escolha do árbitro é um dos pontos mais importantes da arbitragem. O advogado deverá analisar, de forma pormenorizada, qual é o arbitro mais indicado.

Aliás, por esse motivo vem a doutrina sustentando que a arbitragem é um instrumento melhor, quando comparado com o juízo estatal, pois a decisão emana de uma pessoa de confiança das partes servindo, com mais adequação, ao seu propósito, qual seja, a pacificação do conflito.

Durante a procedimento arbitral, deve o árbitro ser independente, imparcial e competente, atuando com diligência e discrição (art. 13, § 6ª, da Lei 9.307).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Aprenda mais...

Fundo de comércio

O que é Fundo de Comércio? O fundo de comércio é um tema muito estudado em Direito Empresarial. Contratos de locação em Shopping Center, por

Read More »

O que faz a Junta Comercial?

Você saber para que serve a junta comercial? Entender o que faz a junta comercial é importante para o empresário que atua ou pretende atuar

Read More »

Veja também...

Quais são as taxas do contrato de franquia
Franqueado
Ivo Fernando Pereira Martins

Taxas do contrato de franquia

Quais são as taxas da franquia? As principais taxas do contrato de franquia são: Taxa de Franquia (ou taxa inicial/ taxa de licença): Taxa de

Read More »

Empresário: quem pode ser?

Pode parecer uma pergunta sem sentido, não mesmo? Porém, sem uma resposta adequada, o advogado empresarial não pode entender, por exemplo, quais são as regras

Read More »

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *