Advogado Empresarial

O escritório Martins Sociedade Individual de Advocacia conta com advogado empresarial na cidade de São Paulo (SP).

A atuação engloba o cenário contencioso e consultivo, assessorando o empreendedor desde a constituição da empresa até o exercício da atividade, prevenindo lides (fiscais, trabalhistas, tributárias, etc), e atuando repressivamente quando necessário.

Além disso, o escritório possui ampla estrutura e acompanha diariamente as instruções normativas do DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio), INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), bem como legislação relacionada, com o objetivo de garantir a orientação adequada e o melhor resultado possível ao cliente.

Tel: (11) 4506-3022

×

Advogado Especialista em Direito Empresarial: serviços prestados

São exemplos da atuação contenciosa do escritório:

  1. Ação Renovatória (visa evitar o despejo do empreendedor/ lojista);

  2. Ação de Dissolução de Sociedade;

  3. Estudo e análise de abusos em Contratos de Locação em Shopping Center;

  4. Embargos de terceiro;

  5. Marcas e Patentes;

  6. Problemas envolvendo Contrato de Franquia e Circular de Oferta;
  7. Indenização ante o fornecimento de mercadoria com defeito;

  8. Ação Regressiva (visa obter reparação de danos ante o real responsável pelo dano ao consumidor, por exemplo);

  9. Reintegração de posse;

  10. Ação Anulatória e Ação Revisional de Contratos;

  11. Demais ações cíveis voltadas ao apoio do Empresário e do Empreendimento

Advogado para empresas

Como prestamos nosso serviço?

O escritório de advocacia especialista em Direito Empresarial tem conhecimento jurídico para avaliar a empresa sob todas as perspectivas, pontuando, com precisão cirúrgica, quais são os problemas que elevam o passivo e reduzem o fluxo de caixa do empreendimento.

Nossos advogados empresariais em São Paulo avaliam a empresa sob uma ótica moderna e amplificada.

Vamos explicar, passo a passo, o que isso significa.

Vantagens de um escritório de advocacia especializado em Direito Empresarial

No que pese apresentar-se apenas sob o rótulo de “Direito Empresarial”, a advocacia especializada procura apontar problemas, também, na esfera trabalhista, fiscal e ambiental.

Isso, comprovadamente, é uma vantagem necessária para o Empresário.

Isso porque, na atualidade, o passivo trabalhista, fiscal e ambiental são os grandes responsáveis pela redução de lucro do empresário.

A empresa, então, é analisada sob uma perspectiva global do Direito. O resultado tem se mostrado bastante satisfatório, gerando redução acentuada de lides e aumento considerável no faturamento das empresas.

Eu poderia lhe dizer que não se trata de mera solução de conflitos ou elaboração de contratos, mas acredito que você já percebeu.

 

O que o Direito tem exigido do Advogado Empresarial?

O Direito, como ciência dinâmica, tem exigido do profissional uma atualização constante, principalmente na esfera contratual.

Hoje, firmar regras por meio de um contrato pode não ser suficiente para garantir a segurança jurídica esperada pelo empresário.

Explico.

Fala-se, hoje, em violação positiva do contrato que, em síntese, significa que, embora tenham as partes cumprido o que foi estabelecido no contrato, não foi respeitada a boa-fé.

Isso pode se apresentar, por exemplo, pela falta de transparência ou cooperação entre as partes. O resultado, nestes casos, é o mesmo do descumprimento de uma cláusula contratual (inadimplemento).

Há, então, mais do que o contrato nas relações jurídicas do empresário. Há, também, uma forma de agir (comportamento) que pode (e deve) ser vigiado pelo advogado empresarial.

Deixar de lado esse elemento é um erro comum.

Destaco que, por esse motivo, temos observado uma grande parcela de empresários perdendo dinheiro na esfera jurídica. A advocacia apegada às ideias conservadoras, de fato, não possui embasamento teórico para explicar o que vem ocorrendo.

Pensando nisso, o escritório de advocacia foi desenhado para atender pessoalmente cada um dos clientes.

Nossos advogados empresariais estão a disposição, em São Paulo, para orientar o cliente sobre como comportar-se diante de um determinado problema apresentado.

A análise passiva dos problemas jurídicos apresentados tem se mostrado insuficiente.

Nosso objetivo é resguardar a mais ampla proteção jurídica ao empresário.

 

Habilidade de mediação: um elemento importante do advogado empresarial

O advogado empresarial atua de forma proativa, ligando não apenas para o cliente, como também para a parte contrária a fim de compreender o conflito de interesse e alcançar um ponto de consenso, evitando o Poder Judiciário e garantindo, na medida do possível, a melhor solução para o cliente.

Por esse motivo, são qualidades necessárias do advogado empresarial o altruísmo, a capacidade de negociação e mediação, a didática e a proatividade. Isso, lógico, acompanhado do conhecimento jurídico da área.

Tudo para compreender o problema apresentado e descrever, de forma acessível, a solução mais adequada para o empresário.

Artigos recentes de Direito Empresarial


O que é “res sperata”? Res sperata vem do latim e significa “coisa esperada”. A jurisprudência tem conceituado a res sperata como sendo a remuneração paga pelo lojista em face da cessão de parcela do fundo de comércio pertencente ao empreendedor [1]. Nota: fundo de comércio, para grande parcela da doutrina, é sinônimo de estabelecimento […]


Como funciona a ação revisional no contrato de locação? A ação revisional tem como objetivo precípuo a aproximação do valor do aluguel ao real valor de mercado, em face das circunstancias depreciativas ou valorizadoras [1]. O Estado, por meio desta ação, interfere com vistas à justa retribuição, afetando diretamente liberdade contratual. Busca-se o justo equilíbrio […]


O que é exceção de retomada e como ela se aplica nos Contratos de Locação Comercial? A Exceção de retomada surge primordialmente no contexto da ação renovatória. Vamos esclarecer. O art. 5º, inciso XXII da Constituição Federal protege o Direito de Propriedade. Este dispositivo poderá ser aplicado na relação contratual existente entre empreendedor e lojista, […]


Como classificar doutrinariamente o contrato de locação em shopping center? Antes de enquadrar doutrinariamente o Contrato de Locação em Shopping Center (o que se fará apenas no ultimo parágrafo), importante se faz esclarecer o que vem a ser cada uma das classificações atribuídas as diferentes espécies de contrato. Só então poderá o leitor entender o que […]


Pode parecer uma pergunta sem sentido, não mesmo? Porém, sem uma resposta adequada, o advogado empresarial não pode entender, por exemplo, quais são as regras que se aplicam ao caso concreto. Isso porque o sistema jurídico reserva um tratamento diferenciado para o empresário e para o não empresário. Neste post, vamos explicar qual é o […]